Novas fases, destinos felizes...
Ao acordar nessa manhã, procurei pensar
nas coisas que tinha a fazer e enumerá-las para focar os objetivos que tracei.
Muitas destas atividades estão veiculadas ao dia a dia, sustento financeiro,
filhos, casa e etc, mas como a vida não se prende a só isso, repensei o
espiritual e revi em minha mente alguns vídeos e textos que nosso Babá – Pai
Rivas tem postado em seu blog nas redes sociais.
Apesar de estar presente aos seus ritos, e coadunar com tudo que é feito,
chamou-me especial atenção onde ele fala sobre a Umbanda Esotérica de W.W.da
Matta e Silva e suas obras, e que ele estaria retificando erros e valores e
ratificando outros como o uso dos métodos do Ifá. Lembro que nosso Babá é o
sucessor legítimo de Matta e Silva desde 1987, tendo ordens e direitos para
fazer estes ajustes e que atendem aos novos momentos da Umbanda Esotérica.
Mas muitos poderiam agora se perguntar: o que chamou a atenção do Ygbere?
E respondo: depois de conviver há trinta e sete anos com nosso Babá e ter tido
a oportunidade de estar com o mestre Yapacani (Matta e Silva) em sua
casa/terreiro em Itacuruçá e em ritos que o mesmo realizou na OICD/SP, ter lido
todas suas obras e até feito minha dissertação de mestrado sobre a magia na
Umbanda Esotérica de Matta e Silva, percebi que aquilo que tinha lido, estudado
e até escrito, não condizia com as novas fases da mesma.
Mas como assim, poderiam perguntar os amigos? Então procurarei ser mais claro:
Em um dos vídeos postados por nosso Babá, ele cita o livro Segredo da Magia de
Umbanda p. 14 que fala o seguinte:
[...] Porque, a Corrente Astral de Umbanda, nessa 1ª Fase de Ação no Brasil e por dentro dessa coletividade chamada dos cultos afro-brasileiros, teve um objetivo e se apresentou assim: com “caboclos, pretos-velhos etc”; porém, na 2ª Fase de Ação, a se iniciar dentro de poucos anos, essa Corrente vai revelar novos aspectos...novos horizontes. É só, senhores “magistas, esoteristas, ocultistas etc.” (Matta e Silva, p.14)
Depois de ler isso, continuei a leitura do livro todo, e para minha surpresa
comecei a ver e entender coisas que nunca tinham passado em minha cabeça,
lembrando que este livro vi e revi várias vezes. Pude ver com total clareza que
o mesmo tem abordagens extremamente diferentes que a obra do
homem/iniciado/sacerdote Matta e Silva e que foram citadas pelo nosso Babá -
Pai Rivas exaustivamente.
Percebi uma dicotomia entre o que eu tinha plena convicção e o que lá estava.
No primeiro instante, atirei o livro ao chão, tamanha aversão que senti pelos
temas falados e em especial quando falava do negro. Assuntos totalmente
ultrapassados e que só existiram na metade do século passado com a insistência
do embranquecimento da população brasileira, como se a cor da epiderme pudesse
tornar alguém melhor ou pior.
Na sequência dos textos, pude constatar aspectos de misoginia, homofobia,
xenofobia, evolucionismo cultural, evolucionismo social, elitismo,
conservadorismo, etnocentrismo, temas que nosso mestre ou Babá chamou de
vergonhosos e que deveriam ser alterados e transformados em suas partes
visíveis e invisíveis.
Mas, os amigos poderiam continuar a perguntar: mas, o Babá já falou sobre isso
há tempos e só agora você está falando isso?
Sim, concordo. A leitura do livro novamente fez com que eu me visse, tal qual
em um espelho, e ao me ver, percebi que estive enganado quando não me achava
preconceituoso, fazendo parte de uma elite de pensadores do Santo.... Tola
ilusão.
Só agora vislumbro o que o Babá já viu há muito tempo, e que vem falando,
ensinando, corrigindo e vivenciando, bastando ver suas realizações.
A nova fase está aí, basta ver o TUO, com seu Templo devidamente adequado para
o estudo e aplicação do destino dos seres, por intermédio de Orunmilá Ifá. O
mesmo Ifá que Matta e Silva falou no livro Macumbas e Candomblés na Umbanda em
1969, e que a maioria não entendeu que o mesmo não tinha solução de
continuidade em relação a diversidade das religiões afro brasileiras, pelo
contrário, afinal tudo é um grande encadeamento de saberes e viveres obedecendo
um grande continum.
Neste “novo” momento, existe o respeito à todas as formas de entender e
compreender o sagrado, não há uma verdade única ou uma totalidade, há sim
múltiplas formas de acesso ao real, tais como a memória, a vivência, o afeto, a
percepção, a oralidade, a ética, a episteme, os métodos e tudo centrados na
ancestralidade sobrenatural (Orixás e entidades que possibilitam o transe do
imanente para o transcendente dos seus adeptos).
E foi com esta profusão de pensamentos que me vi sem pré-conceitos, sem máscaras,
ou seja, desnudo de tolas vaidades, pois naquele momento percebi o “outro” que
muitas vezes estava em meu falar, mas não no meu coração. Confesso que senti em
meu corpo uma intensa aflição e busquei naquele momento até o auxílio de
maracujinas, valerianas e etc., pois saía de uma zona de conforto de muitos
anos.
Hoje depois destes momentos e ao ver comentários de muitos nas redes sociais,
contrários às mudanças daquilo que conheceram apenas no que ouviram falar do
mestre Matta e Silva, peço que releiam suas obras, mas não se detenham apenas
no momento cronológico que as mesmas foram escritas e sim naquilo que ele sabia
e escreveu que viria em um futuro breve e por isso fez um sucessor legítimo
para essas transformações.
Saravá,
Motumbasé,
Saudações a todos.
Ygbere
http://abaara.blogspot.com.br/2015/10/novas-fases-destinos-felizes.html?m=1
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