segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Lançamento do Livro Contos e Crônicas do Mestre Tolomi


"Finalmente Paulo Cesar Pereira de Oliveira, que tantos chamam de Pai Paulo, resolveu colocar no papel uma pequena gota do conhecimento e da sabedoria que acumulou ao longo de quase quatro décadas de vivência com grandes mestres e mestras da tradição Yorùbá, preservada no Brasil a despeito da violência cotidiana da hegemonia eurocêntrica que prevalece no país desde a sua ocupação no século 14.
Adepto inconteste da oralidade e suas técnicas de transmissão do saber, cedeu ao imperialismo escriba por um motivo muito nobre, contribuir para a implementação da Lei 10.639, que determina a inclusão da história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares. Aprovada em janeiro de 2003, esta lei provocou uma corrida no mercado editorial para produzir materiais sobre a temática em questão. Entretanto, em sua maioria, são produtos superficiais e / ou equivocados, que não contribuem efetivamente para uma nova pedagogia, que ajude a resgatar a educação nacional do limbo em que se encontra.
Esse esforço resultou num livro forte, profundo e ao mesmo tempo encantador, “Crônicas e Contos do Mestre Tolomi[1]”. Não é uma leitura para pessoas conformadas com a mediocridade e com as verdades estabelecidas. Muito pelo contrário, trata-se um livro para as pessoas insatisfeitas, que reconhecem e respeitam a diversidade da existência humana, e faz questão de conhecê-la, sabendo que só assim terão a oportunidade de enxergar as possibilidades infinitas de transformação do status quo.
“Crônicas e Contos do Mestre Tolomi” é baseado na cosmovisão Yorùbá, cujos princípios, juntamente com as outras matrizes bantu e ewe fon, garantiram a sobrevivência dos afro-brasileiros a tantos séculos de ignomínia e opressão.
Quem se debruçar sobre este livro, o lerá uma, duas, três vezes, e sempre aprenderá algo novo, sobre humanidade, solidariedade, vivência comunitária, respeito ao meio ambiente e às diferenças, e muitos outros valores civilizatórios que podem nos transformar em pessoas melhores, e ao nosso planeta também.
Aproveitem a chance pra aprender um pouquinho de Yorùbá, idioma falado por mais de 30 milhões de pessoas, na África, no Brasil e no mundo!
No mais, vamos torcer pra que Mestre Tolomi nos brinde com mais sabedoria ancestral, antes que consigamos assimilar todos os mistérios do primeiro livro.

Espero vocês. Dia 27 de outubro às 20hs no Centro Cultural Palace!
Informações: (16) 30213788

Aṣè Pupọ Gbogbo Wá (Muito axé para todos e todas nós)"

https://www.facebook.com/event.php?eid=293072297388561

Vamos prestigiar o Povo do Santo!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A importância do Ponto de Referência

O ÂNGULO QUE VOCÊ ESTÁ, MUDA A REALIDADE QUE VOCÊ VÊ Joelma Silva Aprender a modificar os nossos "pontos de vista" é u...