O segundo juramento, de erradicar ilusões, expressa a determinação de triunfar sobre a avareza, a ira e a estupidez que obscurecem o eu menor. Está ligado ao caminho da vida que, livre de egoísmo, transcende o sofrimento e manifesta a sabedoria juntamente com a coragem e os ideais inabaláveis.
O terceiro juramento é de dominar incontáveis ensinos budistas que abarcam todas as leis e todos os fenômenos. Podemos interpretá-lo com um encorajamento para respeitar e estudar as vastas reservas de conhecimento que os seres humanos acumularam e as diversas culturas que criamos, e para continuar a nossa busca pela verdade no sentido de libertar a humanidade dos sofrimentos.
O quarto juramento é de atingir a iluminação suprema. É um juramento de persistir infatigavelmente na busca da perfeição humana. Esse último juramento está relacionado com a idéia de educação contínua da qual falamos há pouco.
Esses quatro juramentos fundamentais descrevem em linhas gerais um modo de vida dedicado ao auto-aprimoramento e ao bem-estar dos outros. Considero os objetivos dos juramentos condições essenciais para o cidadão global verdadeiramente cosmopolita."
Nenhum comentário:
Postar um comentário