domingo, 29 de agosto de 2010

Centenário do Ilê Axé Opó Afonjá

Bira Corôa participa de sessão especial em homenagem ao centenário do Ilê Axé Opó Afonjá em Brasília

By Y.Valentim

A Câmara dos Deputados em Brasília sediou audiência pública, proposta pelo deputado federal Zezéu Ribeiro, em comemoração aos 100 anos do Ilê Axé Opó Afonjá. Bira Corôa (13613) esteve na capital federal para prestar homenagens a Mãe Stella de Oxossi, quinta sacerdotisa do Candomblé de São Gonçalo, que desde junho de 1976 dirige o Opó Afonjá. Segundo Bira Corôa (13613), esta comemoração é extremamente importante não apenas para o povo de santo da Bahia e do Brasil, mas também para a consolidação da nossa sociedade.

“Na construção de uma sociedade igualitária não se pode perder de vista a contribuição dada pelos terreiros de candomblé. Os 100 anos do Ilê Axé Opó Afonjá marcam a presença determinante de 5 sacerdotisas, que, além de cultuarem a religiosidade, foram capazes de afirmar uma sociedade e uma cultura”, pontuou Bira Corôa (13613).

Zezéu Ribeiro destacou a influência religiosa e cultural do Ilê Axé Opó Afonjá na disseminação do Candomblé da Bahia para todo País além da importância da Iyalorixá Mãe Stella. “A luta da Mãe Aninha pela afirmação e independência do culto foi da maior importância, tendo conseguido demonstrar a grandeza e a complexidade de uma religião da qual era ela grande representante, numa época de preconceitos e perseguições”, conclui Zezéu.

No dia 11 de junho, Bira Corôa também promoveu audiência pública na Assembleia Legislativa em comemoração aos 100 anos do Ilê Axé Opó Afonjá que reuniu parlamentares, representantes da sociedade civil, de terreiros e do Estado, em meio a tambores, tecidos brancos de Oxalá, orações e canções em yorubá.

Mais informações acesse:

http://www.twitter.com/biracoroa

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A importância do Ponto de Referência

O ÂNGULO QUE VOCÊ ESTÁ, MUDA A REALIDADE QUE VOCÊ VÊ Joelma Silva Aprender a modificar os nossos "pontos de vista" é u...