quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Curso da FTU em Terreiro de Umbanda de Pernambuco


Qua, 25 de Agosto de 2010 22:02 Poliny Aguiar

Pela primeira vez na história de Pernambuco um centro de Umbanda vai poder ter curso de extensão reconhecido pelo MEC

O Leão do Norte, codinome carinhoso do estado de Pernambuco, é reconhecido pela sua grande diversidade cultural, em que um desses movimentos sociais é o famoso Maracatu. O maracatu não é apenas uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil, ele também é um cortejo religioso e de grande significância para a religião afrobrasileira.
E para entrar no nosso contexto, essa simples introdução serve de lembrete de que os negros escravizados da África, no período colonial, foram os que ensinaram para a Nação brasileira como se faz cultura, porém esses mesmos negros foram excluídos e abandonados pela sociedade aristocrata e impedidos de seus direitos.
Pela primeira vez no Estado, uma Faculdade vai até um terreiro de Umbanda para realizar o curso de Introdução à Teologia e Filosofia Das Religiões de Matriz-africana, Afrobrasileira e Indígenas. O Curso Reconhecido pelo MEC é da Faculdade de Teologia Umbandista de São Paulo (FTU-SP), que tem como coordenador de Pedagogia do Pólo Recife da FTU e membro do Comitê Comunitário da mesma faculdade, o professor Mestre Jorge Arruda.
O pernambucano Jorge Arruda, que representa, em Pernambuco, a primeira faculdade de Teologia Umbandista do Brasil reconhecida pelo MEC, também é presidente e fundador da Rede de Articulação de Jurema e Umbanda de Pernambuco (RAJUPE) e segundo ele, o curso serve para “implementar a lei 10.639/03 valorizando as culturas ancestrais” e completa que “isso é uma ação de fortalecimento e reparação dos povos de santo do Brasil através do Governo Lula, quando ele criou tal lei”.
A realização desse curso vai ser no Terreiro de Mãe Graça, intitulado de Centro Espírita nossa Senhora de Perpétuo Socorro. Para os interessados serão abertas 50 vagas e os inscritos podem se matricular gratuitamente pelo email da RAJUPE. As vagas estão disponíveis para qualquer interessado, seja de religiões de matriz africana (juremeiros, umbandisdas, candomblecistas, etc), como também pesquisadores e estudiosos da área.
Serviço:


Inscrições: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o ____javascript para visualizá-lo. " target="_blank">rajupe.pe@gmail.com 
Curso: Introdução à Teologia e Filosofia Das Religiões de Matriz-africana, Afrobrasileira e Indígenas
Instituição: Faculdade de Teologia Umbandista de São Paulo (FTU-SP)
Local (Recife-PE): Centro Espírita N. Sra. Do Perpétuo Socorro
Endereço:  Rua: Xavier Sobrinho, 287, Prado – Recife ( Próximo a rua da Lama)

Período do curso: Todas as terças-feira do período de 31 de agosto até 23 de novembro
31/08; 14/09;21/09;28/09;05/10;10/10;26/10;09/11;16/11 e 23/11
Parceria Institucional:
FTU-SP

CEPIR- PE (GOV)
UNICAP – PE (NEABI)
FUNESCO – PE (NEABI)
SECAD-MEC

Ação:
FTU
RAJUPE


link: http://www.revistaclickrec.com/index.php?option=com_content&view=article&id=558:curso-da-faculdade-de-sao-paulo-em-terreiro-de-umbanda&catid=45:noticiasatualizar&Itemid=113

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A importância do Ponto de Referência

O ÂNGULO QUE VOCÊ ESTÁ, MUDA A REALIDADE QUE VOCÊ VÊ Joelma Silva Aprender a modificar os nossos "pontos de vista" é u...