"Somos todos viajantes de uma jornada cósmica - poeira de estrelas, girando e dançando nos torvelinhos e redemoinhos do infinito. A vida é eterna. Mas suas expressões são efêmeras, momentâneas, transitórias. " Deepak Chopra

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O IBGE manipula dados!!!

Nos últimos dias, foi constatado um grande numero de mensagens referentes ao Censo IBGE 2010. Este aumento do numero de mensagens, se deu em virtude da duvida de constar ou não a opção Umbanda no quesito religião.

            Conforme o IBGE será utilizado dois questionários: o da amostra, a ser aplicado em uma fração dos domicílios ocupados, e o questionário simplificado nos restantes. Desta forma, temos:

  • O questionário simplificado é composto de quatro paginas e não possui o item: Qual sua religião ou culto?
  • O questionário de amostra é composto de dez paginas e possui o item: Qual sua religião ou culto?

            Uma inovação do Censo IBGE 2010 é a possibilidade do mesmo ser respondido via internet. Segue abaixo as instruções do IBGE de como proceder ao preenchimento via internet:

Como faço para responder o Censo pela Internet?

            A opção pelo preenchimento do questionário pela Internet poderá ser solicitada no momento da visita do recenseador ao seu domicílio. Nesse caso, o recenseador lhe entregará uma carta lacrada, que contém as instruções para acessar o questionário num site específico, incluindo um código de acesso, que é único para cada domicílio, e as senhas de segurança.

O questionário do Censo 2010 estará disponível na homepage do IBGE?

            Não. O questionário do Censo 2010 não estará disponível no site do IBGE, sendo possível acessá-lo somente em endereço específico utilizando código de acesso e senhas que constam na carta a ser entregue pelo recenseador.
           
            Conforme informado acima, o questionário de amostra será aplicado numa pequena fração de domicílios, sendo que a maioria aplicada será do questionário simplificado.

            A recomendação proposta é: quem possui acesso à internet, ao receber a visita do recenseador, solicitar o preenchimento via internet, receber a carta lacrada, que contém as instruções para acesso ao questionário num site específico e o código de acesso. No acesso ao site preencher o questionário de amostra, onde terá disponível a opção Religião.

Duvidas consultar: (http://www.censo2010.ibge.gov.br)

Vejam o que ocorreu com nossa irmã de terreiro, quando foi responder o Censo do IBGE...

 "Infelizmente não vi o seu email a tempo!


Acabei de responder a pesquisa do IBGE, e queria alertar a todos sobre um problema:

São 2 tipos de questionários:

Presencial 
(+ou- 5 perguntas) - com o entrevistado presente, respondendo para o recenseador

Amostragem 
(um questionário com inúmeras perguntas, inclusive sobre religiosidade)
 
- com o entrevistado presente, respondendo para o recenseador, 
   Aqui vc não pode optar pelo questionário de Amostragem,  é por sorteio (uma pessoa apenas no prédio por exemplo é sorteada)

- através da internet - para isso vc tem que pedir uma senha, que vem em um envelope lacrado onde vc tem até 5 dias para responder na internet, em um site específico informado na carta.


O problema foi que o recenseador não me disse que existia a opção de intermet.

Ele omitiu intencionalmente essa informação!

Liguei parao IBGE e qdo eu voltei e o confrontei, ele me informou que havia sido treinado a não informar 
a pessoa sobre a opção da internet, pois isso era algo que já estava sendo informado pela mídia.

E pior... que os envelopes não tinha chegado ainda, então não tinha como me passar!
 
ISSO É MENTIRA!

Liguei para o IBGE e resumindo: eles ganham por pesquisa aplicada.
Logo... pesquisas por internet não são lucrativas!!!


Como eu já havia assinado a pesquisa, não tenho mais como mudar isso.
Fiz uma reclamação formal contra ele no IBGE, onde passei o seu nome e o número de registro.

Seria interessante que fizéssemos a pesquisa via internet, pois teremos a chance de registrar que somos umbandistas.
 
É hora de militância meus irmãos!


Aranauan,

Yarananda"

É lamentável que o IBGE manipule informações a respeito da opção religiosa do nosso povo. Só posso ver aqui o desejo da manutenção do status quo, que tanto tem feito a perpetuação das injustiças sociais, estimulado violência e alimentado a miséria e a ignorância no Brasil.
VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA!

4 comentários:

Lílian Rafaela disse...

Concordo plenamente com você, cresci em uma família católica e sei bem como é o preconceito, não sou umbandista porém respeito a maravilha desta religião, e o mundo jamais vai conseguir evoluir enquanto houver pessoas que tem medo das discriminação, cabe a nós que não temos muita opção lutar por nossos direitos!!!
Francamente viu? tanta gente morrendo de fome e eles só pensam em criticar, apenas isso, criticar... coisa que o próprio JESUS nunca pregou, e se ele voltasse agora mesmo, se já não estiver entre nós, esperando só o momento certo, ele seria crucificado mais uma vez por desafiar as autoridades de hoje...

Apoio vocês em vossa luta!!!
Liberdade para todos os povos!!!

Dialética disse...

Lilian, nos últimos dias foram tantas as crenças que reclamaram da falta de clareza do IBGE. A imprensa já percebeu, e tem noticiado tal conduta.
É lamentável sim. E assim como todas as religiões tradicionais, as minorias religiosas precisam de respeito.
E vamos à luta!!!

Anônimo disse...

é verdade amigo o ibge nos fala para não incentivar respostas pela internet.

Oba'ocitala disse...

Sabemos que os profissionais contratados pelo IBGE não têm culpa nenhuma da manipulação de dados. Eles deveriam ser bem treinados pelo IBGE para que a pesquisa realmente refletisse a realidade do país.
Mas a quem interessa a verdade? A quem incomodaria a verdade? Quais interesses seriam contrariados se a verdade viesse à tona???
Se manipulam dados sobre religião, coisa básica e simples, direito garantido na Constituição de 1988, imaginem o que fazem com outras informações mais difícieis de serem percebidas???
Depois disso tudo, como confiar nos dados do Censo???