"Somos todos viajantes de uma jornada cósmica, poeira de estrelas, girando e dançando nos torvelinhos e redemoinhos do infinito. A vida é eterna. Mas suas expressões são efêmeras, momentâneas, transitórias." Deepak Chopra

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sociologia: Livro Didático para o Ensino Médio


O Ministério da Educação lançou, no final do ano passado, o volume “Sociologia”, da Coleção Explorando o Ensino.
O livro, organizado pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para uso em escolas do ensino médio, conta com diversos capítulos que abordam temas antropológicos, escritos por colegas de renome na área. Entre os temas, destacam-se: “Religião: sistema de crenças, feitiçaria e magia”, de Paula Montero, “Cultura e alteridade”, de Júlio Assis Simões e Emerson Giumbelli, “Família e Parentesco”, de Claudia Fonseca e Andrea Cardarello, e “Grupos étnicos e etnicidades”, de Antonio Carlos de Souza Lima e Sergio Ricardo Rodrigues Castilho, texto este que destaca a produção da ABA no campo. O livro está disponível para download no site da ABA. Acesse aqui

Um comentário:

Luiz Fernandes de Oliveira disse...

Prezad@s amig@s educadores(as),
Trazemos-lhes uma boa notícia: nosso livro didático – SOCIOLOGIA PARA JOVENS DO SÉCULO XXI –, que muitos de vocês já conhecem e vários já utilizam, teve a sua terceira edição, recém-lançada, aprovada pelo Edital do PNLD para 2015. Não sabemos quando exatamente se dará a escolha dos livros nas escolas, mas já sabemos que representantes de duas grandes editoras estão fazendo o seu trabalho de divulgação desde antes até da confirmação oficial dos resultados, às vezes informando equivocadamente (?) que somente suas publicações tinham sido aprovadas... Pois é, ficamos sabendo disso por intermédio de alguns amigos, que ficaram indignados quando souberam desse tipo de procedimento.
Bem, por termos publicado o nosso livro por uma editora com poucos recursos financeiros, em comparação com as demais que participaram do PNLD, entramos agora em contato com vocês para pedir-lhes que não só examinem atentamente a nossa proposta de material didático, como também divulguem esse trabalho entre todos os seus contatos, com o objetivo de democratizarmos radicalmente esse momento de escolha, permitindo que todos tenham acesso às opções existentes da forma mais ampla possível. Nesse sentido, colaborando politicamente com esse processo, a editora Imperial Novo Milênio está disponibilizando gratuitamente em PDF o Manual do Professor, que traz diversos subsídios político-pedagógicos e sugestões de atividades e textos de apoio visando à utilização do livro.
Por fim, ressaltamos que nos encontramos à disposição dos colegas para apresentarmos e debatermos a nossa proposta, em evento que podemos organizar com antecedência, desde que combinado em comum acordo com a editora.
Além do seu contato, aguardamos seus comentários, críticas, sugestões. Vamos aproveitar este momento para fortalecer o ensino de Sociologia na Educação Básica, uma conquista política que pode contribuir efetivamente para a construção de uma escola pública democrática e que ofereça um ensino de qualidade socialmente referenciado e, sobretudo, de caráter político emancipatório.
Grande abraço!
Os autores
Segue abaixo link para detalhes da obra e como acessar o conteúdo.
http://pt.slideshare.net/LuizFernandesdeOliveira/sociologia-para-jovens-do-sculo-xxi-3-edio
https://ufrrj.academia.edu/LuizFernandesdeOliveira
https://ifrj.academia.edu/RicardoCosta
http://inmlivros.wix.com/sociologiaparajovens