"Somos todos viajantes de uma jornada cósmica - poeira de estrelas, girando e dançando nos torvelinhos e redemoinhos do infinito. A vida é eterna. Mas suas expressões são efêmeras, momentâneas, transitórias. " Deepak Chopra

sábado, 2 de julho de 2011

VI Seminário Nacional Religião e Sociedade: O espaço do Sagrado no século XXI



O Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (NUPPER), fundado em abril de 2003, é um grupo de investigação científica interinstitucional e interdisciplinar que objetiva, sob a ótica das ciências humanas, analisar o fenômeno religioso em sua unidade e diversidade. Atualmente constitui-se também como um grupo de pesquisa do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, com 18 pesquisadores, 11 estudantes em cinco linhas de pesquisa. 

O VI Seminário Nacional Religião e Sociedade: O espaço do Sagrado no século XXI discutirá as diferentes cosmovisões que se firmaram nas últimas décadas e que têm contribuído para uma releitura do sagrado nas diferentes sociedades e instituições religiosas e para a construção do discurso religioso. Em decorrência, um crescente número de pesquisadores tem-se voltado para o tema da religião, das religiosidades e instituições religiosas, multiplicando estudos e pesquisas cujos resultados contribuem para a compreensão do sagrado nas suas múltiplas formas de manifestação, nas diferentes práticas da religiosidade e das crenças. Parte-se do pressuposto de que a relação entre o ser humano e o sagrado ultrapassa a institucionalização das manifestações da fé envolvendo, portanto, fatores culturais, psíquicos, míticos, simbólicos, mágicos e religiosos. Este Seminário reunirá pesquisadores que em seu fazer científico estudam essas temáticas e será uma oportunidade para trocar informações, debater questões teóricas, sugerir e avaliar novas metodologias de análise e de técnicas de pesquisa que apontem caminhos para estas e outras temáticas.


Orientação:

  1. Os trabalhos deverão ser inscritos nos grupos temáticos de acordo com o conteúdo das ementas descritas nesta programação.
  2. Cada grupo temático deverá ter no mínimo 03 (três) e no máximo 10 (dez) trabalhos inscritos.
  3. Grupos temáticos com menos de 03 trabalhos serão cancelados. Os trabalhos inscritos (se for o caso) poderão ser apresentados em outros grupos, se houver vaga e se forem pertinentes ao tema.
  4. Para inscrição é necessário o envio de um resumo 300 a 500 palavras com título e três palavras-chave;
  5. Os textos completos deverão ter entre 10(dez) e 12 (doze) páginas, formatadas em Times New Roman, tamanho 12, espaços entre linhas 1,5. As notas explicativas e referências deverão estar no rodapé em sistema numérico, sem citar bibliografia ou fontes no final do trabalho. Arquivos Word no formato rtf e as figuras no formato jpg.
  6. Cada autor terá direito a inscrever apenas um trabalho, tendo em vista que as apresentações nos Gts serão simultâneas.
  7. Juntamente com os resumos, os autores deverão apresentar titulação, vínculo institucional e e-mail.
  8. A coordenação do evento não se responsabiliza pela devolução dos resumos dos trabalhos não selecionados.
  9. Após o evento serão publicados os anais.
OBS. Aceitam-se trabalhos de Iniciação Científica e TCC, desde que o orientador seja co-autor, identificado por seu vínculo institucional e e-mail.

DATAS PARA O ENVIO DE RESUMOS E TRABALHOS COMPLETOS
  1. Até 15 de agosto de 2011: envio dos resumos para apresentação de trabalho.
  2. Até 30 de agosto: resposta dos coordenadores aos autores informando da aceitação ou não do trabalho.
  3. Até 26 de setembro (impreterivelmente): envio, por meio eletrônico, do trabalho completo para apresentação no evento.
  4. Inscrições para participação no evento: a partir de 15 de agosto.
VALORES PARA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO

Participação sem apresentação de trabalho (com certificado): alunos de graduação e professores do ensino fundamental e médio: R$ 25,00 (vinte e cinco reais); profissionais e alunos de Pós-Graduação R$ 35,00 (trinta e cinco reais).

Participação com apresentação de trabalho: R$ 60,00 (sessenta reais). Neste caso, os valores somente serão cobrados se a inscrição for aceita.

OBSERVAÇÃO: não haverá devolução dos valores da inscrição.


Ficha de Inscrição: http://www.geografia.ufpr.br/nupper/



UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA, DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

CENTRO POLITÉCNICO

Rua Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Bairro Jardim das Américas, Curitiba/PR
CEP: 81531-900

CONTATOS

(41) 3262-5108 / (41) 9167-5512
euclides.marchi@yahoo.com.br
faustogil@ufpr.br
nupper@nupper.com.br

PARA ENVIO DOS RESUMOS E TRABALHOS

euclides.marchi@yahoo.com.br
faustogil@ufpr.br
nupper@nupper.com.br






PROGRAMAÇÃO, FICHA DE INSCRIÇÃO E NOTÍCIAS

www.nupper.com.br


COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof.ª Dr.ª Karina Kosicki Bellotti
Prof.ª Dr.ª Vera Irene Jurkevics
Prof. Dr. Marlon Fluck
Prof. Dr. Wolf Dietrich Gustav Johannes Sahr
Prof. Dr. Uipirangi Franklin da Silva Câmara
Prof. Dr. Edson Martins
Prof. Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
Prof. Dr. Névio de Campos
Prof. Msc. André de Oliveira Pinheiro
Prof. Msc. José Ricardo Teles Feitosa
Prof. Msc. Antônio Crul

COORDENAÇÃO ACADÊMICA, EXECUTIVA E OPERACIONAL

Prof. Dr. Agemir de Carvalho Dias: agemir@terra.com.br
Prof. Msc. Edilson Soares de Souza: edilsonssouza@uol.com.br
Prof. Dr. Euclides Marchi: euclides.marchi@yahoo.com.br
Prof. Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira: srjunq@uol.com.br
Prof. Dr. Sylvio Fausto Gil Filho: faustogil@ufpr.br

HORÁRIOS DAS ATIVIDADES DO SEMINÁRIO

21 de outubro de 2011

18:00h - Inscrições e credenciamento
19:00h – Abertura do VI Seminário
19:30 às 22:00h – Conferência de abertura

22 de outubro de 2011

08:30h às 10:00h – Mesa Redonda
10:00h às 10:30h - Intervalo
10:30h às 12:00h – Grupos Temáticos: apresentação de pesquisas
12:00h às 13:30h – Almoço
13:30h às 15:30h – Grupos Temáticos: apresentação de pesquisas
15:30h às 16:00h – Intervalo
16:00h às 17:30h – Conferência de Encerramento
17:30h às 18:00h – Encerramento

2 comentários:

Aline. disse...

Olá. Sou umbandista e estou muito interessada em assistir ao documentário. Já o procurei pela internet. Caso tenha algum link para disponibiliza-lo ficarei muito grata.

Meu e-mail: aline.no@hotmail.com

Obaositala disse...

Aline, o Seminário irá ocorrer em outubro, se eles liberarem algum material na internet, repasso a você.
Grata!
Obaositala