segunda-feira, 7 de março de 2011

UNESCO comemora Dia Internacional da Mulher


O sofrimento de milhões de pessoas em idade escolar, adolescentes e jovens vivendo em conflito no mundo e as zonas de conflito será destaque no lançamento de Paris de Educação da UNESCO para o Relatório de Monitoramento Global, que terá lugar na sede da Organização em 08 de março, marcando o Dia Internacional da Mulher .

Diretor Geral da UNESCO Irina Bokova vai lançar a edição francesa do relatório, "A crise escondida: Conflito armado e educação" na abertura de uma conferência internacional sobre a igualdade de acesso à Educação, Formação e Ciência e Tecnologia, que reunirá um número de alto nível de palestrantes de todo o mundo. 

 "O relatório mostra como estupro e outras violências sexuais têm sido amplamente utilizados como uma tática de guerra em muitos países", disse o director-geral disse. "A insegurança e o medo associados com a violência sexual manter jovens, em particular, fora da escola. Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para destacar este ultraje e mobilizar nossas forças contra ela. "

O relatório apela para o fim da cultura de impunidade em torno da violência sexual, com o monitoramento mais intenso das violações dos direitos humanos que afetam a educação, uma aplicação mais rigorosa da legislação internacional existente e da criação de uma Comissão Internacional de estupro e violência sexual, apoiada pela Organização Internacional Tribunal Penal

O lançamento e conferência terá início uma série de eventos e iniciativas da UNESCO para celebrar o Dia Internacional da Mulher. 

A edição 2011 do Women Make the News, uma iniciativa global destinada a promover a igualdade de gênero na mídia, também vai começar no Dia Internacional da Mulher. O tema para este ano, Media e Informação Alfabetização e Sexo, visa melhorar a compreensão sobre a perspectiva de gênero nos meios de comunicação e sistemas de informação.

A edição especial da revista da UNESCO Courier também será publicado para assinalar a ocasião. Falando para os sem voz: Cinco Mulheres em Ação traz entrevistas com Michaelle Jean (Haiti), Ben Achour Sana (Tunísia), Aminetou Mint El Moctar (Mauritânia), Kamal Sultana (Bangladesh) e Monica Gonzalez Mujica (Chile).

Exposições artísticas serão realizadas na sede da UNESCO para o dia, com as mulheres artistas do Brasil, Egipto, Gabão, Líbano, Tailândia e EUA. Vários eventos culturais também estão programadas, incluindo uma noite musical com dois artistas internacionais: Kareyce Fotso (Camarões) e Geta Burlacu (Moldávia), em 8 de março.

Em 09 de março, a UNESCO irá acolher uma mesa redonda sobre Empoderamento da Mulher - social, educacional e Liderança Cultural, organizado em colaboração com a Tailândia (Sala IV). 

Dia Internacional da Mulher foi o primeiro homenageado cem anos atrás, em um punhado de países europeus. 
Todos os anos, em 08 de março, a UNESCO celebra o Dia Internacional da Mulher, hospedando um programa pioneiro, que consiste em mesas-redondas, conferências, exposições e eventos culturais que destacam questões relativas ao empoderamento das mulheres ea promoção da igualdade de gênero.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A importância do Ponto de Referência

O ÂNGULO QUE VOCÊ ESTÁ, MUDA A REALIDADE QUE VOCÊ VÊ Joelma Silva Aprender a modificar os nossos "pontos de vista" é u...