"Somos todos viajantes de uma jornada cósmica - poeira de estrelas, girando e dançando nos torvelinhos e redemoinhos do infinito. A vida é eterna. Mas suas expressões são efêmeras, momentâneas, transitórias. " Deepak Chopra

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

UNESCO e a Violência contra as mulheres

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres


25 de novembro é declarado por resolução da ONU como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, convidando os governos, organizações internacionais e ONG para organizar actividades destinadas a sensibilizar o público para o problema no mesmo dia. UNESCO Beirute está marcando este dia o lançamento de um estudo piloto com base género da violência no Líbano.                                                                                                                       

A violência de gênero (VBG) é uma violação dos direitos humanos com graves conseqüências físicas, psicológicas e mentais, bem como uma das causas de vários problemas sociais. GBV também afeta negativamente o acesso das raparigas à conservação e na educação. De acordo com o EFA Global Monitoring Report sobre o Género e Educação para Todos, a violência baseada no género é uma das principais causas de insucesso e altas taxas de abandono das meninas da escola que perpetua a diferença de gênero.
Para marcar o dia, a UNESCO Beirut é o lançamento de um estudo piloto no Líbano na violência de gênero relacionadas com a escola base, a fim de identificar: 
  • a natureza ea extensão do fenômeno
  • as causas e os seus principais autores
  • o impacto sobre os estudantes, especialmente meninas, e em suas escolhas educacionais e de realização
Os resultados do estudo serão utilizados para iniciar um diálogo político sobre a escola GBV relacionados e orientar ações corretivas e preventivas adequadas, em um esforço para promover um ambiente seguro de aprendizagem que permite que todos os alunos, meninos e meninas, de frequentar a escola livre do medo e consequências da violência. 
O estudo é realizado em colaboração com o Conselho Superior para a Infância - Ministério dos Assuntos Sociais, do Ministério da Educação e do Ensino Superior e da Universidade La Sagesse. É financiado pelo Governo da Itália, no âmbito do projecto "Apoio a Igualdade de Género em Educação no Líbano".
Os 16 Dias de Activismo Contra a Violência de Gênero campanha é organizada a cada ano, começando com O Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra a Mulher, em 25 de novembro até o Dia Internacional dos Direitos Humanos em 10 de Dezembro. Nesta ocasião, a UNESCO Beirute está organizando uma conferência de imprensa em 03 de dezembro, por ocasião do lançamento do estudo sobre a escola GBV relacionados.
06.12.2010
Fonte: Escritório da UNESCO em Beirute

Nenhum comentário: